Como ter um lindo jardim?
Hoje, escolhi como primeiro tema da nossa conversa, a importância dos primeiros passos para a implantação de um jardim, seja ele de que dimensão for.
Como sou bastante verdadeiro, bem direto e com os pés no chão, é possível que algumas considerações sobre o tema pareçam um pouco rígidas ou desanimadoras, mas se elas forem lembradas desde o início, certamente os prazeres e o sucesso do seu jardim, estarão garantidos por muitos anos.
Por esse motivo, caso você não leve em conta essas dicas, acredito que seja mais indicado que continue sendo somente um observador, o que já lhe trará bastante prazer.
AS DICAS
* Se você não dispõe de recursos financeiros no momento, esqueça esse desejo por um tempo... não existe jardim barato. Da mesma forma que se fabricam bolsas, carros e perfumes, existem empresas "fabricando" plantas. Isso significa que até chegar às suas mãos, uma planta passou por diversos processos para que fossem finalmente comercializadas.
Some-se a isso os custos com componentes diversos, como terra, substratos, detalhes complementares como vasos, pedras, etc. Sem falar na mão de obra e projeto, caso você opte por contratar um profissional para criação e execução.
*Se você acha que um jardim se mantém sozinho, saiba que isso é lenda. Caso não tenha tempo para cuidar dele, ou que não disponha de um jardineiro ou parente que possa se dedicar, a saúde do seu jardim estará seriamente comprometida, e provavelmente haverão perdas e desfigurações significativas.
*Lembre-se de que quase tudo no seu jardim está vivo, e por esse motivo voce deve considerar que tem um filho, ou um animal de estimação a mais na sua vida, com que se preocupar.
Quanto mais filhos, quanto mais cachorros ou gatos, quanto mais plantas, maior será o trabalho, mas as alegrias virão na mesma proporção.
Cada um de nós, tem ou terá a sua própria experiência em lidar com a vida vegetal, e com todo o prazer e benefício que advém desse contato Espero que eu tenha contribuído com quem deseja construir um jardim, ou que já possua um, mas não esteja satisfeito com ele.Embora pareça algo simples, a vida vegetal nos ensina bastante sobre paciência, esperança, resignação e premiação... por esse motivo, todos que se aventuram a conviver e cuidar de plantas se tornam um pouco mais sábios e preparados para entender melhor os ciclos da vida.