top of page

O ALECRIM PENDENTE

"Rosmarinus Officinalis Ken Taylor"

O ROSMARINUS, como o Alecrim é chamado em alguns países da Europa,é um gênero com duas espécies de arbustos.

A espécie mais conhecida entre nós, é o Alecrim Ereto, que foi comentado recentemente neste blog, onde sugeri a sua utilização como planta ornamental. As duas espécies, o ereto e o pendente, correspondem plantas aromáticas e cercadas de simbolismos poéticos e religiosos, o que faz com que sejam largamente cultivadas nas regiões rochosas e litorâneas do Mediterrâneo. O nome Rosmarinus no latim, significa "orvalho que vem do mar", justificado pelas flores azuladas que inundam as praias do Mediterrâneo, lembrando o orvalho. O Alecrim é símbolo de fertilidade entre os namorados e era usado na época medieval para purificar os quartos de pessoas que estavam enfermas. Pela sua reputação de estimular a memória, conta-se que estudantes da antiga Grécia usavam ramos de alecrim nos cabelos, sempre que eram submetidos a exames.

Tantas outras crenças e hábitos associados à planta, eram e são ainda praticados pela humanidade, fazendo com que o Alecrim tenha muita expressão na cultura da humanidade até os dias céticos e sem romantismo de hoje.

O ALECRIM PENDENTE é pouco conhecido no Brasil, mas é tão resistente e lindo quanto o outro, e pelo fato de ser uma planta com características pendentes, ele deve ser usado em locais onde se necessite de plantas que caiam, principalmente nos perímetros de muros não muito altos, jardineiras elevadas e vasos. Ele vai muito bem em jardins rochosos e com pedras.

As suas flores azuis são muito atraentes tanto para os homens quanto para a fauna, e o uso das suas folhas na culinária é recomendado no preparo de diversas carnes, principalmente o porco e o carneiro.

Seu uso terapêutico é aconselhado em casos de má circulação sanguínea, má digestão e no combate às dores de cabeça provenientes de tensão nervosa.

Como a sua utilização não é muito comum no sudeste, as mudas que foram empregadas na composição do muro que aparece nas fotos abaixo, foram comercializadas com a empresa CAF CABO FRIO, que providenciou a vinda dessas plantas do sul do Brasil, especificamente da Floricultura Ursula, que desenvolve no país a multiplicação dessa espécie.

--

Arquiteto Paulo Cesar Pinto

tel. (22)2629-1397 cel. (22)9253-1869

Posts em destaque
Posts recentes
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page