A PLANTA DA SEMANA - "LEUCÓFILA"
As leucófilas, (leucophyllum frutescens) são nativas do deserto de CHIHUAHUA, na América do Norte.
Exatamente por conta da sua origem desértica, essa planta é bastante resistente à secas, exigindo portanto, bastante cuidado e atenção em relação ao excesso de água durante as regas, para que se evite o apodrecimento das raízes. Ainda é uma espécie pouco conhecida no sudeste do Brasil, mas já existem muitos produtores interessados na reprodução da planta, pela sua fácil adaptação a diversos tipos de solo, sendo pouco exigente com cuidados gerais. Ela vai muito bem em jardins rochosos, mas a sua beleza pode ser aproveitada em diversos tipos de jardim, porque é um arbusto muito versátil. Suas folhas possuem uma tonalidade acinzentada, que ao ser observada de longe parecem prateadas, dependendo da incidência da luz solar. As flores pequenas e em grande número possuem um tom de rosa sutil, mas por se espalharem de forma abundante por todo o arbusto, adquirem bastante expressão.
Ela resiste sem problemas aos ventos que normalmente castigam Búzios, e são muito bem adaptáveis ao litoral, o que as torna praticamente um coringa para quem aprecia jardins floridos aqui na região.
Como se a sua beleza não fosse o bastante para que ela faça parte dos nossos jardins, as folhas e flores secas da Leucofila, fazem um chá delicioso e levemente sedativo, podendo ser consumido antes de dormir.
Se voce possui bastante sol em alguma parte do seu jardim, essa é uma excelente opção, para quem não gosta ou não pode se dedicar muito aos cuidados com regas e pragas. Abaixo, algumas imagens da planta em conjuntos belíssimos e irresistíveis ao olhar, em um jardim na península de Búzios, onde é muito grande a incidência de sol e de fortes