Dicas da semana
Para quem leu os conselhos e as dicas que seriam interessantes para a criação de um jardim, hoje vou conversar um pouco sobre um tema que é muito abrangente -- o uso de plantas floríferas, sendo as flores pequenas e duradouras as minhas preferidas. Como esse tema é muito importante para ser abordado numa só conversa, prometo que sempre voltarei a ele, e darei dicas e informações sobre as minhas experiências e descobertas, compartilhando com todos, as novidades e sucessos conseguidos por mim.
Escolhi duas espécies com floração abundante e sutil, cada uma delas com as suas características estéticas e biológicas, mas ambas de grande efeito decorativo, trazendo para os jardins, um clima delicado e alegre. A primeira delas é a Perovskia, conhecida como Sálvia da Russia. Por ser uma planta ainda pouco conhecida na nossa região, provavelmente nenhum leitor terá algum registro visual dessa planta, porque ela realmente não é utilizada em jardins do sudeste. Ela lembra a conhecida Lavanda, mas não possui perfume, o que não diminui em nada a sua beleza. As flores lilases são super delicadas e contrastam de forma interessante com a folhagem bem difusa e em tons de cinza esverdeado, fazendo uma combinação bem elegante entre folhas e flores. A floração da Perovskia acontece na primavera/verão e permanece abundante nos meses do verão, desde que esteja disposta ao sol pleno. Ela tolera secas, regiões costeiras e solos alcalinos, tendo boa resistência aos ventos. Com essas características já experimentadas e comprovadas por mim, essa planta pode ser um ícone nos jardins buzianos, em virtude da sua beleza sutil e da leveza que acrescenta aos canteiros.
A segunda espécie que aconselho a todos que desejam um jardim florido, é a nossa conhecida Triális, que também é chamada de Resedá em algumas regiões. A Triális, por ser uma espécie de origem brasileira, tem adaptação garantida nos jardins, sob diversas condições de plantio. Ela vai bem tanto a meia sombra, quanto ao sol intenso, com pequenas modificações de performance em cada uma dessas situações.Em tempos de patriotismo em alta, ou mesmo para quem gosta da combinação do verde bandeira com o amarelo ouro, essa planta traz uma imagem brasileira muito evidente, porque ela apresenta flores amarelas que se alternam com as folhas bem verdes, quase na mesma proporção, garantindo um arbusto totalmente "verde e amarelo".A Triális floresce durante o ano inteiro, mas é no verão que ela se supera em beleza, explodindo em flores miúdas e vivas, que se movimentam com elegância ao sabor dos ventos buzianos. Como é uma planta bem versátil, voce pode decidir a altura dos seus arbustos, controlando com podas educativas e frequentes o crescimento deles.