top of page

OLÁ AMIGOS VERDÓLATRAS,O OUTONO CHEGOU !


OLÁ AMIGOS VERDÓLATRAS,O OUTONO CHEGOU !

VAMOS COMEÇAR A PODAR AS NOSSAS PLANTAS !

Com a chegada do outono, as plantas começam a se preparar para o repouso.

Isso não impede de continuarmos a execução do nosso jardim, mas vamos tentar não mexer muito nas raízes das plantas que vamos acrescentar, e nem nas que já estão adaptadas ao local, porque mesmo estando em repouso, algumas espécies costumam florir no outono e no inverno, como é o caso das azaléias e outras.

MAIS DICAS PARA QUEM VAI FAZER UM JARDIM

Para quem acompanhou as dicas para o comecinho da implantação de um jardim, hoje vou falar sobre a importância de se considerar que um jardim completo deve ser composto de quatro níveis de alturas de plantas, e é sobre isso que vamos nos ocupar nessa publicação.

O EQUILÍBRIO BIOLÓGICO - ATENÇÃO NAS ALTURAS DAS PLANTAS Um jardim bem resolvido, deve contar com plantas que compõem praticamente todos os níveis de observação e contemplação, e para que isso seja mais compreendido, sugiro que se imagine o jardim dividido em quatro níveis, que estarão descritos a seguir:

-O primeiro nível, o mais alto de todos, corresponde às arvores grandes e palmeiras adultas. Eles acrescentam idade e aconchego ao jardim, porque fazem uma cobertura que traz sombra, sensação de proteção e elevam o olhar em direção ao céu, o que contribui para uma sensação única de tranquilidade e elevação espiritual. Caso voce não tenha a sorte de já possuir árvores altas no seu terreno, saiba que é possível o transplante de árvores adultas, que podem ser adquiridas em sítios de produção de árvores para este fim.

- O segundo nível deverá estar presente, para que não haja uma falha ou um vazio que possa existir, caso não hajam plantas que façam uma união visual entre as árvores altas e os arbustos que estarão compondo o terceiro nível, que é o mais visível num primeiro contato do olhar. O nosso segundo nível, será formado por arbustos altos, arvoretas e palmeiras de pequeno porte, e compreende plantas com alturas que podem variar entre 5 e 2 metros mais ou menos. Ele também compreende cercas vivas altas para fechamento de muros, grandes trepadeiras para compor pergolados, e coberturas de telhados e telas.

-O terceiro nível geralmente é o que mais importa para quem quer compor um jardim com rapidez, porque corresponde aos volumes que estão em alturas mais visíveis, e por esse motivo, errôneamente são considerados os mais importantes. Nesse nível, encontram-se a maioria dos arbustos floríferos, folhas grandes de filodendros, vasos, fontes, e demais componentes que ocuparão os espaços disponíveis para a formação do jardim propriamente dito. Como esse é o nível mais fácil e mais agradável para ser realizado, é em suas variantes que se encontram as maiores ofertas de plantas disponíveis no mercado. Por esse motivo, não se anime demais, para evitar perdas.

-O quarto e último nível é o "piso" do jardim, e como parte mais baixa, acaba sendo uma das mais complicadas para se compor, porque nem todas as plantas forrageiras podem ser pisadas. Basicamente, para que se caminhe sobre um piso verde, somente um gramado possibilita. Algumas outras espécies podem ser utilizadas para um acabamento e resolução dos pisos e áreas baixas, até porque a grama não vai muito bem nas regiões que estarão sombreadas pelas árvores. Para a resolução desse último nível dos jardins, contamos também com diversas forrações que não são vegetais, e assim podem ser conseguidos belos resultados com pedras, pedriscos, seixos, cascas de pinus, etc.

Espero que eu tenha esclarecido com essas dicas, algumas dúvidas em relação ao empreendimento da criação de um espaço composto por plantas.

Como normalmente os amadores não consideram essas questões teóricas, talvez essa publicação ajude na criação de um belo jardim, para que se comece pelos níveis mais altos, porque após o plantio das espécies mais baixas, não será possível o encaixe de plantas grandes, a não ser com prejuízo do que já foi executado. Mãos à obra, e vamos

começar pelas árvores. Boa Sorte!


Posts em destaque
Posts recentes
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page